segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Farfale ao Molho de Camarão e Especiarias



21/01/2007, uma data muito agradável. Voltei a um lugar aonde não freqüento desde a infância, o Mercado Municipal. Foi uma tarde de compras diferente, pois estava acompanhada de um especialista. Laurent é gastrônomo tem experiência com cozinha internacional na prática, devido a sua passagem por diversas nações.
Tive um dia inteiro experimentando novas sensações que envolveram os sentidos. Visão, tato, olfato são imprescindíveis na escolha de ingredientes. O paladar pode ocorrer (sim, muitas vezes). São diversas opções de condimentos, queijos, vinhos, frutas, carnes, frutos do mar (sou ovo-lacto-vegetariana, mas abri uma exceção). Saí do local ansiosa pela volta.

Em um mercado tradicional do bairro adquirimos alguns ingredientes para compor o molho: Manjericão fresco, hortelã, cebola, tomate, creme de leite e limão.

Aprendi a descascar e limpar camarão sem quebra ou perda do produto. Descobri que é possível criar ótimas pastinhas com temperos frescos, maionese e com a cabeça limpa. Perfeito para entradas. Com a casca, monta-se um fundo (base para molhos). Depois de apurado, o molho é coado e a casca então é desprezada. O camarão é preparado no bafo e acrescentado ao molho. No final, o creme de leite. Como o Alexandre, um amigo convidado, não come frutos do mar, preparei uma versão do molho com abobrinha e louro.

Juscelino não come cebola, mas abriu exceção também. O jantar foi ótimo, acompanhado de Lambrusco. Antes do término da noite, abri vários álbuns e recordei quatorze anos de vida em fotos desde 1993, quando tinha apenas 18 anos.

Foi um ótimo domingo. Gostaria de repetir ou mesmo criar um ritual mensal. Obrigada aos três por este dia tão divertido e cheio de novidades. Sim, como esta semana. Que seja sempre assim.

Um beijo.

2 comentários:

Vicky disse...

Adorei sua aventura gastronômica.
Aprendendo coisas novas, e relembrando coisas boas.
Agora eu só conhecia pessoas Vegetarianas e Carnívoras, mas Ovo-lacto vegetariana, pra mim é novidade...rsrs
Beijos
Te adoro

.:Laura:. disse...

AiAi, vc só pode estar querendo nos matar com essa foto!! rs
Que delícia de experiência, literalmente...rs
Aprender é sempre bom, não importa a área...precisamos combinar nosso dia juntas: eu, vc e Vick. Vai ser divertido.

Bjos e saudades tbm, amiga.