quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Pão Integral... com farinha de quinua!

Sempre que posso asso pão integral. Depois da panificadora, ficou mais fácil o trabalho, já que penso em cobertura e recheio enquanto a massa é sovada. Duas colheres de óleo de soja (nada de manteiga, margarina etc), dois ovos, 250 ml de água, um pouco de sal e uma colher de sopa de açúcar. Utilizei 150 ml (sim, minha medida para pó é em litro não quilograma, uma vez que não tenho balança de cozinha) de farinha de trigo integral, 100 ml de farinha de trigo especial e 50 ml de farinha de quinua. Um envelope de fermento biológico seco e outro de melhorador de pães. É preciso observar, após dez minutos de funcionamento, a textura da massa e equilibrar com farinha ou água. A massa descansou por 60 minutos, quando foi pincelada com um ovo, polvilhada com sementes de papoula, girassol e gergelim, além de orégano. Forno médio, azeite na cobertura após 20 minutos. Tirei uns dez minutos depois pois não gosto de torrar demais a casca.
Desta vez, nada de margarina, creme de amendoim, manteiga ou maionese. Um molho de iogurte, pepino, alho e limão batidos no mixer.

Um comentário:

Geórgia disse...

Adorei a receita do pão, bem saudável. A minha maquina de pão também trabalha bastante e meus filhos gostam de pão integral, ainda não testei a quinua e adorei a dica. Vou testar. Bjs.